Hoje em dia a maioria das empresas que trabalham com atendimento ao cliente, não sabem priorizar o atendimento como carro chefe para conquistar lucros e a fidelização dos seus clientes. Quando você vai em uma loja e é mal atendido, você retorna?
Se você está procurando maneiras de promover uma maior fidelização do cliente, considere estas dicas. 1. Antecipar os desejos do cliente. Quando o cliente precisar de algo, faça com que ele seja atendido antes mesmo de expressar sua necessidade, isso mostra que você se preocupa com o cliente como um indivíduo. Calma, isso não exige capacidade telepática, apenas prestando atenção e conhecendo seus clientes você será capaz de agir desta maneira. Claro que um bom sistema de CRM pode ajudá-lo nesta missão, para saber mais, leia este post: Conhecer o comportamento do seu cliente é chave para bons negócios. O esforço vale a pena. O sentindo de cuidado que um cliente recebe quando seus desejos são antecipados é onde você pode gerar uma lealdade feroz. 2. Contrate com paciência. Em uma organização, visando um serviço excepcional, um único membro da equipe desagradável ou sem proatividade pode corroer a fidelidade do cliente e a moral da equipe. É por isso que pode ser melhor deixar uma posição não preenchida, ao invés de correr para contratar alguém inadequado. A excelência de serviço ao cliente é mais plenamente alcançada quando o empresário se torna especialista em recrutamento e treinamento de pessoal. 3. Desenvolver um vocabulário para ser utilizado com os clientes. Crie e ensaie com seus funcionários uma lista de palavras e expressões que se encaixem perfeitamente à sua marca. Corte toda a linguagem fora do estilo de seu negócio. Por exemplo, a expressão “não esquenta” pode soar bem de um balconista em uma loja de equipamentos de áudio, mas não para um vendedor de roupas finas.
Sou formada em Marketing pela Universidade UNA - BH.
Tenho mais de 10 anos de experiência no setor comercial. Trabalhando em diversos seguimentos. Atualmente faço Pós Graduação em Gestão de Negócios na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), para ampliar ainda mais meus conhecimentos.
Hoje em dia a maioria das empresas que trabalham com atendimento ao cliente, não sabem priorizar o atendimento como carro chefe para conquistar lucros e a fidelização dos seus clientes. Quando você vai em uma loja e é mal atendido, você retorna?
ResponderExcluirSe você está procurando maneiras de promover uma maior fidelização do cliente, considere estas dicas.
ResponderExcluir1. Antecipar os desejos do cliente. Quando o cliente precisar de algo, faça com que ele seja atendido antes mesmo de expressar sua necessidade, isso mostra que você se preocupa com o cliente como um indivíduo. Calma, isso não exige capacidade telepática, apenas prestando atenção e conhecendo seus clientes você será capaz de agir desta maneira. Claro que um bom sistema de CRM pode ajudá-lo nesta missão, para saber mais, leia este post: Conhecer o comportamento do seu cliente é chave para bons negócios.
O esforço vale a pena. O sentindo de cuidado que um cliente recebe quando seus desejos são antecipados é onde você pode gerar uma lealdade feroz.
2. Contrate com paciência. Em uma organização, visando um serviço excepcional, um único membro da equipe desagradável ou sem proatividade pode corroer a fidelidade do cliente e a moral da equipe. É por isso que pode ser melhor deixar uma posição não preenchida, ao invés de correr para contratar alguém inadequado. A excelência de serviço ao cliente é mais plenamente alcançada quando o empresário se torna especialista em recrutamento e treinamento de pessoal.
3. Desenvolver um vocabulário para ser utilizado com os clientes. Crie e ensaie com seus funcionários uma lista de palavras e expressões que se encaixem perfeitamente à sua marca. Corte toda a linguagem fora do estilo de seu negócio. Por exemplo, a expressão “não esquenta” pode soar bem de um balconista em uma loja de equipamentos de áudio, mas não para um vendedor de roupas finas.